Macaé News
Cotação
RSS
Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Feira de adoção de animais acontece neste fim de semana no parque

Publicado em 03/08/2017 sem comentários Comente!


O Centro de Referencia dos Animais, localizado no Parque da Cidade recebe neste final de semana (dias 5 e 6, sábado e domingo), mais uma edição da Feira de adoção de cães e gatos. Durante o evento serão disponibilizados animais adultos saudáveis, castrados e vacinados e filhotes que foram resgatados nas ruas e cuidados por protetores e grupos organizados.

- Nosso calendário das feiras de adoção de animais oportuniza aos protetores e grupos organizados a doarem animais resgatados e cuidados por eles e abraça a causa animal cuidando para que cada cão e gato em situação de vulnerabilidade na cidade possa ter um lar. Nossa meta é somar com quem faz um trabalho digno e militante e que ameniza o sofrimento de muitos animais -, afirmou o coordenador de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da secretaria de Saúde, Rafael Amorim.

Poderão adotar os bichinhos, pessoas maiores de 18 anos, portando RG, CPF e comprovante de residência. No ato da adoção será assinado termo de responsabilidade pela adoção, ficando o adotante responsável pela guarda, alimentação e bem-estar do animal. Além disso, é fundamental que ao adotarem os animais de estimação as pessoas façam logo a prevenção imunizando-os contra as pragas urbanas, o vírus da raiva e tenham o cuidado básico que se deve ter no trato dos animais.

Nesta próxima versão da feira de animais haverá vacinação contra a raiva para os que ainda não foram imunizados e que se encontrarem no local e para os moradores de Praia Campista e Costa do Sol. Os agentes do CCZ estarão no local para esclarecer sobre os cuidados com os cães e gatos, além de tirar as principais dúvidas da população. A proposta do poder público é se integrar cada vez mais com os protetores de animais do município e estabelecer um elo de iniciativas e estratégias para o bem dos animais.

Conheça os 10 mandamentos da guarda responsável

1º Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados; 2º Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso; 3º Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico; 4º Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo; 5º Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente; 6º Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele; 7º Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características; 8º Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado; 9º Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem); 10º Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.

___________________________________________________________

Jornalista Lourdes Acosta CCZ – DRT/MTE 911/MA - Macaé, 02/08/2017.

Acosta nos bastidores da notícia

Por Acosta

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: