Macaé News
Cotação
RSS
Vivencia Cultural - Por Gi Germano

Vivencia Cultural Por Gi Germano

Vivencia Cultural - Por Gi Germano

Catecontando histórias

Publicado em 31/07/2017 sem comentários Comente!

Catecontando histórias

Catecontando histórias

Eu criei o Projeto Catecontando histórias  voltado para contação de histórias, criado em 1998, na Paróquia São João Batista/ Macaé. 

Tem como símbolo, a "joaninha", em homenagem a D. Carochinha da época do Sítio do Picapau Amarelo, que  prendia os personagens dos livros em um baú, não deixando que eles saíssem dos livros... 

No caso do Catecontando, as histórias são libertadas e chegam aos corações! 

As histórias saem da sala de aula ou leitura e chegam nas Catequeses e Missas com Crianças, como uma forma lúdica para entender as mensagens dos Evangelhos! A Literatura se faz presente não só através da escrita como também da oralidade, fazendo todos embarcar numa fantástica viagem que envolve vários sentimentos pessoais!

Corina Maria Peixoto Ruiz, a Tia Corina, catequista da "velha guarda" trouxe para as igrejas a contação das histórias, como forma de animação para as Missas com Crianças, foi redatora do folheto "Domingo das Crianças" durante 25 anos, publicou vários livros, dentre eles uma coletânea com diversas histórias que ela contou durante os anos em que animou as missas. 

Tive a oportunidade de conhecer a Tia Corina aqui em Macaé, em um encontro para Catequistas na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Aroeira, e assim nasceu o Catecontando histórias! Conto algumas de suas histórias e atualmente, escrevo as minhas próprias histórias com base no Evangelho das Missas.

São inúmeros os personagens criados, que saem do avental durante a contação!

O Catecontando histórias possui um ateliê, o Ateliê Catecontando Artes,  onde são confeccionadas peças feitas em feltro e mdf para as histórias que são contadas!

Quem utiliza recursos para contar histórias na  sala de aula, sala de leitura, hospital ou Catequese fazem encomendas e todas as peças criadas  e vendidas pelo ateliê é em prol da evangelização, tudo é revertido em materiais para a contação das histórias nas Missas com Crianças ou por onde passa o Catecontando histórias!

Desejando conhecer o Catecontando histórias basta seguir a página:

https://www.facebook.com/catecontando/

Querendo participar da Missa com Crianças e ouvir uma das histórias, visite a Paróquia São João Batista aos sábados, às 17h.

 

 

Vivencia Cultural

Por Gi Germano

Agenda

+ eventos

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: