Macaé News
Cotação
RSS
Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes é tema de palestra

Publicado em 14/05/2017 sem comentários Comente!


Na semana alusiva ao Dia das Mães, a Escola Comunitária “Lourdes Barroqueiro”, situada na comunidade de Itapera, município de Paço do Lumiar, no Maranhão, presenteou as mães com uma palestra esclarecedora acerca da prevenção à violência sexual contra crianças de adolescentes. A homenagem educativa, que transcorreu neste final de semana, foi ministrada pela consultora de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Vivianni Acosta.

De acordo com a diretora da escola, Keila Abreu, a consultora que é expert no assunto foi convidada a orientar a comunidade escolar, formada de pessoas de menor poder aquisitivo e carente de informações.

- Este ano resolvemos fazer uma festa diferente para homenagear as mães dos nossos alunos convidando a palestrante que conhece muito dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Foi um dia muito proveitoso, um momento muito especial em nossa escola, pois tributamos às mães e pais presentes um esclarecimento acerca da violência sexual infanto-juvenil que ocorre em todos os locais e em nosso dia a dia -, pontuou a diretora.

Abreu contou que a consultora orientou sobre vários assuntos concernentes aos direitos das crianças e adolescentes. “A prevenção à violência sexual puxou temas como o bullying, direitos e os deveres dos pais ou responsáveis, como prevenir, proteger e cuidar dos seus filhos e orientou sobre os sinais da violência. Além disso, os diferentes tipos de violência e como agir em caso de violência contra seus filhos estimularam os questionamentos das pessoas presentes”.

A lei garante a proteção contra o abuso e a exploração sexual

- A violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime. Entretanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante uma série de direitos, dentre eles a proteção contra o abuso, já que nossas crianças não são objetos menores para serem cuidado, mas sujeitos de direitos. É preciso que se saiba que a cada hora mais 200 crianças são exploradas sexualmente em países da América Latina e do Caribe. E, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está no topo dessa lista. Só no ano passado o Disque Denúncia Nacional (Disque 100), recebeu 77.290 relatos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. São 211 casos por dia e o Maranhão foi o quinto estado brasileiro com maior número de denúncias envolvendo criança e adolescente -, explicou a consultora.

Ela informou que o aumento dos casos de violação de direitos muitas vezes ocorre por fatores de vulnerabilidade e dentre eles estão a pobreza, exclusão, desigualdade social, questões ligadas à raça, gênero e etnia. Além disso, a falta de conhecimento sobre direitos da infância e adolescência também contribui para o aumento das violações. “É muito importante que as pessoas façam as denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes no Conselho Tutelar mais próximo ou ligue para o Disque Denúncia Nacional (Disque 100), um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas”.

Durante a palestra, houve ainda esclarecimentos acerca do bullying como um ato de violência física ou psicológica intencional e repetida, praticada por indivíduos dentro de uma relação desigual de poder e outros temas. “Alertamos a comunidade como prevenir e proteger seus filhos e a verificar os sinais da violência, entre outros tópicos concernentes ao assunto”, afirmou Acosta.

- Ela tirou muitas dúvidas dos pais que se encontravam presentes e de nós mesmos enquanto funcionários. Tenho certeza que esse esclarecimento foi de muita utilidade. Foi riquíssimo esse momento de orientação. Só tenho a agradecer a Vivianni porque foi muito proveitoso -, finalizou a diretora.

A escola comunitária de educação infantil pertence à Sociedade Beneficente São Raimundo que oferece serviço sócio assistencial e educativo, esporte, cultura, cursos profissionalizantes e ações de proteção à criança e ao adolescente, além de outras atividades.

_________________________________________

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911/MA

São Luís/MA, 12/05/2017.

Acosta nos bastidores da notícia

Por Acosta

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: