Macaé News
Cotação
RSS
Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Programa municipal cadastra proprietários de cães e gatos no Lagomar

Publicado em 11/05/2017 sem comentários Comente!


Mais de 60 proprietários de cães e gatos residentes no bairro Lagomar, foram cadastrados para o primeiro “Mutirão de Castração de Cães e Gatos”, que será realizado no próximo dia 20 em Macaé. O cadastramento, que ocorreu durante toda manhã desta quinta-feira (11), no Posto de Abastecimento e Combate ao Aedes (PA), da Avenida W 5, do bairro, é um passo significativo no controle do crescimento populacional e de promoção da saúde de pequenos animais.

A ação do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG), que está sendo executada pela Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da prefeitura, será realizada a partir deste ano, em Pontos de Apoio (PA’s) e no Parque da Cidade. Parcerias como a já firmada com o projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes, como forma de controle de natalidade de cães e gatos por meio da esterilização cirúrgica, dão base à ação.

- Hoje é um dia feliz porque iniciamos as inscrições para a castração de cães e gatos de proprietários que residem no Lagomar, que cuidam dos seus animais, mais não têm condições financeiras de pagar uma castração. Esse procedimento é um ato de amor e preservação da saúde do animal – pontuou Rafael Amorim, coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses.

Após essa etapa, os proprietários de cães e gatos que, na oportunidade, comprovaram com documentos suas idoneidades, residência e inscrição em programas sociais do CadÚnico, deverão retornar ao Posto de Atendimento nos próximos dias 15 e 17, com seus animais para uma avaliação veterinária e no dia 20 para a realização do procedimento cirúrgico.

A esterilização de cães e gatos por cirurgia é o procedimento que garante o controle da natalidade com eficiência, segurança e bem-estar ao animal. A intervenção cirúrgica será feita pelo médico veterinário Edmundo Abílio, professor de cirurgia para animais de pequeno porte do curso de veterinária da Uenf e seus alunos de graduação e pós-graduação. Como uma das parceiras do programa de controle populacional de cães e gatos, a equipe médica deverá seguir o calendário dos mutirões nas áreas onde há maior população de animais.

A cuidadora de idosos Dulcinea Betoni (45 anos), estava feliz por se cadastrar. Ela contou que quando chegou ao posto às 8h, já tinham umas 20 pessoas na fila, que é proprietária de três cães e dois gatos e que está acreditando no programa. “Eu acredito e pretendo continuar a castrar meus animais na medida em que o mutirão de castração continue, porque não tenho condições financeiras de arcar com essa operação que varia de 180 a 200 reais. Nossos animais precisam de cuidados e é por isso, que a posse responsável é muito importante”, disse.

Outro morador do Lagomar, o pintor industrial Isac Porto (53 anos) também estava na fila. Ele revelou que está desempregado, mas, mesmo assim tem cuidado de uma cadelinha de dois anos e quer a castração para ela a fim de evitar a superpopulação de pequenos animais naquele bairro. “Peguei a cachorrinha na rua quando ela tinha sido atropelada e há um ano cuido dela. Aqui vemos muitos cães abandonados, só na minha rua tem dois que estão até gripados. Ainda bem que a prefeitura está oferecendo a castração para quem não pode pagar”, acentuou.

___________________________________________________________

Jornalista Lourdes Acosta CCZ – DRT/MTE 911/MA - Macaé, 11/05/2017.

Acosta nos bastidores da notícia

Por Acosta

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: