Macaé News
Cotação
RSS
Acosta - Por Lourdes Acosta

Acosta Por Lourdes Acosta

Acosta - Por Lourdes Acosta

Macaé faz o primeiro mutirão de castração de cães e gatos no Lagomar

Publicado em 10/05/2017 sem comentários Comente!

O ponto de apoio do Lagomar possui espaço adequado para a ação

O ponto de apoio do Lagomar possui espaço adequado para a ação

A Prefeitura, através da coordenação especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) realizará no próximo dia 20 o primeiro “Mutirão de Castração de Cães e Gatos”, gratuito, aos moradores do Lagomar. Os interessados deverão se cadastrar previamente nesta quinta-feira (11), a partir das 9h, no Posto de Abastecimento e Combate ao Aedes, localizado na Avenida W 5, nº 130, no bairro.

O mutirão de castração faz parte do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG), que será executado a partir deste ano, em Pontos de Apoio (PA’s) e no Parque da Cidade. Parcerias como a já firmada com o projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes, como forma de controle de natalidade de cães e gatos por meio da esterilização cirúrgica, dão base à ação.

Na etapa de cadastro as pessoas deverão apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de endereço, além do NIS. No dia da inscrição não será necessário levar o animal e todos serão atendidos por ordem de chegada e as senhas são limitadas.

- A prioridade é para quem está inscrito em programas sociais e os critérios de participação nesse primeiro mutirão de castração são que as pessoas estejam no CadÚnico, com renda de até um salário mínimo, que seja morador do Lagomar e que o animal esteja com idade entre seis meses e cinco anos. Além disso, a cada mutirão a castração será feita para um animal registrado por CPF -, explicou Rafael Amorim, coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, ressaltando ainda, que os interessados em serem voluntários na campanha do dia 20, podem entrar em contato com o CCZ através do telefone 08000226461.

O programa municipal, que está respaldado na nova legislação federal que sancionou e publicou a Lei 13.426/2017, criando uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil, busca parcerias. Além disso, irá disponibilizar a infraestrutura necessária para a sua execução como veículo, salas de preparação para os animais e de cirurgia, entre outros.

A esterilização de cães e gatos a ser realizada no próximo dia 20, será por cirurgia e o procedimento garante o controle da natalidade com eficiência, segurança e bem-estar ao animal, sendo executada pelo doutor Edmundo Abílio, professor de cirurgia para animais de pequeno porte do curso de veterinária da Uenf e seus alunos de graduação e pós graduação.

Segundo a coordenação, o professor Abílio, possui uma vivencia prática na área cirúrgica de pequenos animais e esteve em Macaé no último mês, para uma visita técnica conhecendo os locais onde o município pode disponibilizar para a esterilização dos animais. Ele visitou também o Parque de Exposições, onde se situa um ambulatório veterinário público e o Parque da Cidade, que está sendo preparado para funcionar como local permanente de controle da natalidade de cães e gatos e outras atividades voltadas a saúde dos animais com participação da sociedade. “Firmamos a parceria e o Dr. Abílio confirmou sua vinda e de sua equipe para seguir o calendário dos mutirões nas áreas onde há maior população de animais”, disse Amorim.

Por que esterilizar cães e gatos por cirurgia - A superpopulação de animais e a falta de cuidados por parte de seus tutores acabam gerando um grande número de animais domésticos maltratados, abandonados nas ruas, onde sofrem violências e se tornam potenciais vetores de zoonoses. Além disso, há um crescimento populacional de cães e gatos que em Macaé já supera a casa de 20 mil animais domésticos.

___________________________________________________________

Jornalista Lourdes Acosta CCZ – DRT/MTE 911/MA - Macaé, 10/05/2017.

Acosta

Por Lourdes Acosta

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário