Macaé News
Cotação
RSS
Acosta - Por Lourdes Acosta

Acosta Por Lourdes Acosta

Acosta - Por Lourdes Acosta

Doutor da Uenf visita Macaé e pactua parceria de castração para cães e gatos

Publicado em 26/04/2017 sem comentários Comente!


O Município de Macaé recebeu nesta terça-feira (25), a visita do renomado doutor Edmundo Abílio, professor de cirurgia para animais de pequeno porte do curso de veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes, que a convite da coordenação de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura, veio inspecionar com sua equipe, cinco Pontos de Apoio (PA’s) e área do Parque da Cidade os quais deverão servir de base para os mutirões de castração do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG) que se dará através de parcerias.

De acordo com Rafael Amorim, Coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, o crescimento populacional de cães e gatos na cidade é um assunto de saúde pública. O último resultado de vacinação atingiu mais de 20 mil animais domésticos. A superpopulação de animais e a falta de cuidados por parte de seus tutores acabam gerando um grande número de animais domésticos maltratados, abandonados nas ruas, onde sofrem violências, além de se tornam potenciais vetores de zoonoses.

- Na última semana estivemos na Uenf com o objetivo de consultar sobre a possibilidade de parceria com o projeto de extensão daquela universidade e fizemos o convite ao professor Abílio, que possui uma vivencia prática na área cirúrgica de pequenos animais, para uma visita técnica nos locais onde o município dispõe de espaço para realizar esterilização por cirurgia que garanta eficiência, segurança, bem-estar ao animal e o controle da natalidade. O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos de Macaé leva em conta o estudo dos locais com superpopulação ou quadro epidemiológico, além da quantidade de animais a serem esterilizados, com prioridade aos que estão situados ou pertencentes a comunidades de baixa renda – ressaltou Amorim.

O local público vistoriado e selecionado para início imediato foi o do bairro Lagomar. Os outros locais visitados e que poderão ser utilizados para os mutirões periódicos são os PA’s do Parque Aeroporto, Nova Holanda e do Visconde. A comitiva visitou também o Parque de Exposições, onde se situa consultório veterinário público e por fim o Parque da Cidade, que está sendo preparado para funcionar como local permanente de controle da natalidade de cães e gatos e outras atividades voltadas a saúde dos animais com participação da sociedade.

O professor Edmundo Abílio, que estava acompanhado de seu aluno do curso de mestrado da Uenf, o médico veterinário Carlos Magno Mariano, disse que o projeto de extensão da universidade campista está à disposição para auxiliar o município na execução do controle de natalidade de cães e gatos por meio da esterilização cirúrgica. Ele contou que em 2013 esteve no Sana (Distrito de Macaé) para realizar procedimentos cirúrgicos na população rural de animais de pequeno porte.

- Com o crescimento da população de cães e gatos na área urbana e rural, a Prefeitura de Macaé articula uma política de castração que envolverá todos os setores da área Pet que manifestem interesse em um conjunto de ações a serem desenvolvidas, principalmente, nas comunidades de baixa renda. Esse serviço oferecido pela prefeitura será benéfico – disse, confirmando sua vinda e de sua equipe para seguir o calendário dos mutirões.

Segundo Rafael Amorim, o programa municipal está respaldado na nova legislação federal que recentemente, sancionou e publicou a Lei 13.426/2017, criando uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil. Ele explicou que a prefeitura busca parcerias e estabelecerá metas e resultados a serem apresentados à sociedade.

Fez parte da comitiva o quadro de médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Dentre eles, Ivanildo Drumond, Márcio Assumpção, Jonhny Maia e Marcial Soares, além do supervisor Marcial e Agentes de Campo de Combate a Endemias.

____________________________________________________________

Jornalista Lourdes Acosta /CCZ – DRT/MTE 911/MA - Macaé, 26/04/2017.

Acosta

Por Lourdes Acosta

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário