Macaé News
Cotação
RSS
Acosta - Por Lourdes Acosta

Acosta Por Lourdes Acosta

Acosta - Por Lourdes Acosta

Saúde: Alimentação saudável e equilibrada para desintoxicar mantendo a forma

Publicado em 22/01/2017 sem comentários Comente!


Muitas pessoas ainda estão sofrendo com os resquícios dos exageros das festas de fim de ano como o Natal e o Ano Novo. O excesso de doces, álcool, comidas e alimentação noturna faz com que o corpo demore a retomar o estado de antes. Para dificultar, o corpo se reacostuma a comer comidas mais calóricas, gordurosas e com açúcar, o que torna a retomada da alimentação equilibrada e saudável ainda mais difícil.

Para reequilibrar o organismo, especialistas recomendam a desintoxicação. O preparador físico Fábio Aquino listou algumas dicas para conseguir reequilibrar o organismo em uma semana. A primeira recomendação é para que se beba muita água, afim de que os rins filtrem as toxinas. As frutas, ricas em líquidos, antioxidantes, fibras, vitaminas e nutrientes, fáceis de digerir e muito saborosas, devem incorporar o cardápio diário. "Aposte principalmente, nas frutas vermelhas e cítricas, pois elas contêm antioxidantes e vitaminas", diz o preparador.

As verduras e os vegetais de folhas verdes escuras, como couve, espinafre, agrião, alfafa, acelga e rúcula também devem ser consumidas por conterem muita clorofila. "A clorofila livra o corpo de toxinas nocivas e metais tóxicos, herbicidas e pesticidas. Ela também ajuda na desintoxicação do fígado", revela, completando que no desjejum, ao invés de beber café, beba chá, como o branco ou verde, e um ovo cozido.

Quanto aos lanches da manhã e da tarde, recomenda frutas ao natural (vermelhas ou roxas, cítricas, pera, maçã ou abacaxi), passas de fruta sem açúcar, suco de hortaliças, água de coco, punhado de oleaginosas, (nozes, amêndoas, avelãs, castanha do Pará), palitos de cenoura e pepinos crus.

O especialista aconselha para que não bebamos nenhum líquido durante as refeições, principalmente, no almoço. No jantar, o cardápio deve predominar com sopas de vegetais ou leguminosas, suflê ou omelete de claras com legumes e saladas cruas. Já a ceia que se dê preferencia ao suco detox (1 maçã, 1 folha de couve ou 1 talo de aipo, suco de 1/2 limão, gengibre, água e, se quiser, mel, batidos no liquidificador).

Frutas Vermelhas Contra O Câncer

Alguns alimentos possuem propriedades mais antioxidantes do que outros.  As frutas vermelhas são um deles (uva, amora, framboesa, mirtilho), muito ricas em vitamina c, ácido elágico, antocianinas e flavonoides como potentes antioxidantes que ajudam na prevenção e tratamento contra o câncer.

O ácido elágico é um composto estudado por suas prováveis propriedades anticâncer.

Encontrado em romãs, morangos, cerejas, uvas e amoras, essa substância é a responsável pela coloração vermelha destas frutas, que ajuda a atrair insetos para a polinização e também pela proteção contra pragas. Possui forte atividade antioxidante, comprovada por estudos recentes, que protege a essas plantas contra a luz ultravioleta, vírus, bactérias e parasitas. Os flavonoides pertencem ao grupo dos polifenóis que agem protegendo nossas células contra tumores, ajudando a desintoxicar o organismo e o manter em equilíbrio.

__________________________________

Jornalista Lourdes Acosta com assessoria.

Macaé, 22/02/2017.

Acosta

Por Lourdes Acosta

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário